Imprimir e responder! Para segunda-feira, entregar junto com os outros 6 textos!
Surrealismo
Surrealismo é uma das vanguardas européias que se iniciou no período entre guerras, ou seja, foi criado sobre as cinzas da Primeira Guerra. Nas primeiras décadas do século XX, os estudos e as incertezas políticas de Freud criaram um clima favorável para o desenvolvimento de uma arte que criticava a cultura européia e a frágil condição humana diante de um mundo cada vez mais complexo.
Os surrealistas tentavam plasmar qualquer forma de expressão que a mente não exerce nenhum tipo de controle. As fantasias, os estados de tristeza e melancolia, exercem grande atração sobre os surrealistas, e nesse aspecto eles se aproximam do romântico. Os surrealistas pretendiam, dessa forma, atingir outra realidade, situada no plano subconsciente e do inconsciente.
Os surrealistas se dedicaram conscientemente a reunir objetos mais díspares, privados da sua funcionalidade, para expressar as necessidades mais intimas do homem, Em 1883, na exposição de Objetos Surrealista, as artes tinham as mais extravagantes combinações, produto das ações inconscientes de seus autores. Alguns podiam ser interpretados facilmente pelo público, de tão simples que eram em sua composição, enquanto outros se mantinham dentro de um hermetismo simbólico poético, no melhor estilo das esculturas dadaístas. No entanto, deve-se destacar que os objetos surrealistas, no limite entre a ironia e a perversão, tentavam abrir a imaginação do espectador na multiplicidade de relações existentes entre as coisas, para a associação livre de condicionamentos.
Alberto Giacometti adere ao movimento surrealista entre 1930 e 1934, período em que produziu algumas obras fundamentais para a caracterização da escultura surrealista. A sua obsessão pela representação da figura humana revela-se também na sua produção pictórica e nos seus desenhos, onde a linha assume uma grande expressividade e liberdade na caracterização das formas e dos volumes.
Os representantes mais conhecidos do surrealismo são Max Ernst, René Magritte e Salvador Dalí no campo das artes plásticas, André Breton na literatura e Luis Buñuel no cinema. René Magritte pinta seu primeiro quadro surrealista em 1926, “Le Jockey perdu” (o jóquei perdido). Magritte entra em outra fase, a fase “solar”, onde as cores são um pouco inspiradas em Monet, com telas que tentavam recuperar um pouco a alegria da vida. Os surrealistas franceses criticaram Magritte por essa mudança. René Magritte morre em 1967 de câncer no pâncreas. Salvador Dalí é, sem duvida, o mais conhecido dos artistas surrealistas. Aderiu ao surrealismo junto com seu amigo Luis. Desde 1970 até sua morte, dedicou-se ao desenho e à construção de seu museu. Se compararmos as obras de Magritte e de Dalí, notaremos diferenças e visualisaremos as amplitudes do movimento. Dali trabalhava muito com objetos impossíveis em cenas impossíveis. Já Magritte trabalhava geralmente apenas com cenas impossíveis, mas frequentemente os objetos eram totalmente possíveis.
Às vezes esta “imitação técnica” é voluntária. O artista não pinta “melhor”, mas realisticamente, simplesmente porque não quer.
EXERCÍCIOS:
1)O que os surrealista tentava fazer para mudar o seus estilos dos outros:
A) Plasmar por meios de formas abstratas e figurativas
B) Copiavam as imagens com perfeição
C) Recriavam com as mesmas características, mas com nomes diferentes
D) Colocava tudo da mesma forma só mudavam os nomes
2)O surrealismo foi um:
A)Movimento que saiu fora da cogitação da arte acadêmica
B)Movimento que trazia novas ordens para o mundo
C)Movimento que mudava as idéias do governo
D)Foi uma revolução na arte acadêmica
3)Os pintores surrealista pintavam:
A)O cotidiano
B)Pintavam a realidade de forma distorcida
C)o cotidiano e a natureza
D)O mundo no geral
0 comentários:
Postar um comentário